img
01ABR2016

Reitor divulga carta à comunidade acadêmica sobre campanha contra o vírus Influenza A/H1N1

À
Comunidade Acadêmica.
 
 
Prezados,
 
 
Nos últimos meses, temos convivido com diversos acontecimentos marcantes e desafiadores nas esferas políticas, econômicas e sociais. Fatos estes que também afetam o dia a dia da UniRV, principalmente nas questões econômicas. Mas entendemos que, de alguma maneira, contribuirão para o amadurecimento das instituições, da democracia e da vida em sociedade.  Como Reitor,  tenho acompanhado de perto todo este processo no sentido de guiar nossas estratégias educacionais e administrativas.
 
Paralelo a estes eventos,  temos o mosquito Aedes Aegypti e desde fevereiro realizamos uma grande campanha de conscientização, comunicação e atividades práticas que, graças à colaboração de todos da UniRV, tem apresentado resultados satisfatórios. Continuamos atentos às iniciativas de prevenção e combate e solicitamos que não nos afastemos deste compromisso.
 
No entanto, outro fato urgente nos chama a atenção neste momento, o vírus Influenza A/H1N1. Na quarta-feira, 29 de março, nos reunimos com Diretores de Faculdades, professores ligados à área da saúde e Pró-Reitores para traçar diretrizes imediatas de prevenção ao vírus. Ficaram acertadas algumas ações que passam necessariamente pelo esclarecimento e cuidados por meio de cartazes e panfletos que serão afixados e distribuídos à comunidade acadêmica. Além disso, materiais como luvas e máscaras estarão à disposição dos professores e acadêmicos da área saúde. Os prédios receberam 100 Suportes Porta Álcool Gel Reservatório em seus corredores e banheiros, mas vale lembrar que o importante é a higienização com água e sabão, e que o aconselhável é utilizar o álcool após lavar as mãos, a fim de que o procedimento seja de fato eficaz. Estamos em contato com laboratórios para avaliar a possibilidade de compra da vacina visando imunizar nossos servidores e acadêmicos que atuam em hospitais e clínicas, os quais, estão mais suscetíveis e expostos ao vírus. De imediato, acompanhando sugestões dos docentes da saúde, entendemos que em sala de aula, além de chamar a atenção para o fato, mantenhamos portas e janelas abertas favorecendo a ventilação do ambiente.
 
A UniRV envolve hoje um público de 10 mil pessoas entre acadêmicos e servidores e está delimitando todas as estratégias possíveis com o objetivo de prevenir o contágio da gripe. Mas ainda é necessária a colaboração e mobilização de todos. Assim como tivemos sucesso na campanha contra o mosquito Aedes Aegypti, esperamos obter o mesmo êxito na prevenção ao vírus A/H1N1.
 
ATT.
 
Professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira
Reitor da UniRV

Commentários

Adicionar Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos Obrigatórios *