04FEV2016

Reitor participa de reunião com Ministro da Educação

O Reitor da Universidade de Rio Verde – UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira participa na tarde desta quinta-feira, 04, em Brasília (DF), de reunião com o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, pela mobilização nacional no combate ao Aedes Aegypti.

À oportunidade, o Reitor está representando a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

A justificativa para realização da reunião é a emergência de saúde pública, devido ao aumento da proliferação do mosquito e das doenças transmitidas por ele: Dengue, Febre Chikungunya e Zika, esta última relacionada a casos de microcefalia que gera comprometimento grave no sistema nervoso central, impondo condição de deficiência cerebral profunda e permanente em bebês, cujas mães contraíram Zika durante a gestação.

Diante do diagnóstico recente e sem previsão para uma vacina, a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê inicialmente que 4 milhões de pessoas, sendo 1,5 milhão no Brasilpoderão ser afetadas pelos riscos dessa epidemia.

O mosquito já está presente em mais de cem países de clima tropical e já há confirmação de Zika vírus em 23 destes. O único instrumento eficiente, neste momento, para impedir a proliferação do aedes aegypti é a prevenção.  A alternativa é impedir a reprodução do mosquito, atuando sobre o foco de criação, que é essencialmente a água parada.

Na educação, sessenta milhões de brasileiros estão organizados em salas de aula, por isso, o Ministério da Educação (MEC) entende que escolas e Instituições de Ensino Superior devem ser o centro de mobilização e conscientização da comunidade, interna e externa, para o combate à proliferação ao mosquito.

Commentários

Seu endereço de email não será publicado.
Campos Obrigatórios *