img

Seja bem vindo ao Blog do Reitor da Universidade de Rio Verde - UniRV
Prof. Dr. Sebastião Lázaro Pereira.

19MAI2016

Debates marcam segundo dia do 58º Fórum Nacional da ABRUEM

O segundo dia do 58º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), “Ciência, Tecnologia e Inovação”, que acontece em Pirenópolis (GO) até o próximo sábado, 20, foi aberto na manhã desta quinta-feira, 19, com palestra ministrada pelo secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Edward Madureira. O palestrante abordou o tema “O novo marco legal de ciência, tecnologia e inovação”, destacando as regulamentações que abrangem o assunto, apresentando um breve histórico e ainda relatando experiências com foco na dimensão social e também destaque para temas estratégicos da área. Novamente, a equipe da Universidade de Rio Verde – UniRV marcou presença em peso, com cerca de 40 representantes, incluindo o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, a Vice-Reitora professora Ma. Maria Flavina das Graças Costa, a Pró-Reitora de Graduação, professora Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Me. Alberto Barella Netto, o Procurador, professor Me. Limírio Martins Sobrinho, diretores das Faculdades, coordenadores dos câmpus Caiapônia, Aparecida e Goianésia e alguns chefes de departamentos da Instituição. Após a palestra, foi aberto espaço para debates, intermediados pela presidente da ABRUEM, Dra. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro. Os presentes tiveram a oportunidade de sanar dúvidas e apresentar questionamentos. Um dos destaques foi sobre a dificuldade em oferecer internet de qualidade em alguns locais mais isolados e também sobre o atual Ensino Médio, que segundo argumentação, precisa ser mais dinâmico e menos conteudista, envolvendo mais os jovens e estimulando-os à pesquisa e inovação antes mesmo de ingressarem na Universidade. Dando sequência à programação, o diretor técnico do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), Gesil Sampaio Amarante Segundo, falou sobre “A declinação do Marco Legal de Ciência e Tecnologia nas Legislações Estaduais Pertinentes”. Essa mesa de debates foi dirigida pelo Reitor da UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira. O enfoque da palestra envolveu a produção científica x produção tecnológica no Brasil, a importância do registro de marcas e patentes com base nos resultados obtidos nas pesquisas científicas e mudanças na legislação. Durante a tarde, o gerente de planejamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Jackson Silvano de Toni discorreu a respeito do tema “A política industrial brasileira e suas implicações para Ciência, Tecnologia e Inovação”. Posteriormente, foi aberto outro espaço para debates. Potencializando a troca de informações, as Instituições de Ensino Superior (IES) UEPG, UERN, Uni-FACEF e UPE relataram experiências. Encerrando a programação vespertina, os reitores participaram de reunião do Conselho Pleno da ABRUEM.   

  • 19 MAI, 2016
  • ASCOM
Ler mais
10MAI2016

Reitor preside reunião do Consuni

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 10, no auditório do Bloco Administrativo da Universidade de Rio Verde - UniRV, a reunião ordinária do Conselho Universitário (Consuni). O Reitor e presidente do Consuni, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira leu a ata da última reunião para aprovação e apresentou a pauta do encontro, a homologação das atividades das Pró-Reitorias de Extensão e Assuntos Estudantis e Pesquisa e Pós-Graduação. O CONSUNI é o órgão superior da UniRV, de função consultiva, normativa, deliberativa e de planejamento da Universidade, com composição, competência e funcionamento definidos, regulados e disciplinados no Regimento Geral e no Estatuto da Instituição. É constituído pelo Reitor, que o preside, pela Vice-Reitora, Pró-Reitores e representantes dos Diretores, corpo docente, técnico-administrativo, corpo discente, representante da comunidade e procurador geral da Universidade.

  • 10 MAI, 2016
  • ASCOM
Ler mais
09MAI2016

Reitor recebe representantes da Faculdade de Direito para a entrega da Revista Jurídica Impressa

Nesta segunda-feira, 09, o Reitor da Universidade de Rio Verde – UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, juntamente com a Vice-Reitora, professora Ma. Maria Flavina das Graças Costa, recebeu a diretora da Faculdade de Direito, professora Dra. Telma Divina Nogueira Rodrigues e a professora Ma. Patrícia Spagnolo Parise Costa para a entrega da Revista Jurídica Impressa. A Revista Jurídica é a publicação oficial da Faculdade de Direito da UniRV, com periodicidade anual, destina-se à veiculação de artigos científicos, resultado das atividades de pesquisa, leitura e discussão acadêmica na área do Direito. Segundo a coordenadora da Revista, professora Ma. Patrícia Spagnolo Parise Costa, essencial para o debate e o confronto de ideias inovadoras, a Revista busca ainda, fortalecer e incentivar a produção científica no curso de Direito, oferecendo um canal de divulgação comprometido com a qualidade, ética e seriedade, bem como fornecer à comunidade local e regional, soluções de problemas sócio-jurídicos. Para o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, tão importante quanto o incentivo à produção científica é disponibilizar à comunidade acadêmica um meio de publicação dos resultados, pois esta consiste numa etapa fundamental. “A publicação torna os trabalhos de domínio público e a Revista Jurídica tem esse propósito, como um espaço para a publicação das produções do corpo discente e docente da Instituição. Gostaria de parabenizar as professoras Telma e Patrícia, bem como todos os envolvidos por mais esta edição do periódico”, salientou o Reitor.

  • 09 MAI, 2016
  • ASCOM
Ler mais
05MAI2016

Ampliação dos espaços para estágio acadêmico é tema de reunião do Reitor com o prefeito de Hidrolândia (GO)

  Na manhã desta quinta-feira, 05, o Reitor da Universidade de Rio Verde - UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, acompanhado pelo Diretor da Faculdade de Medicina (Campus Aparecida), professor Me. José Alberto Alvarenga e pelo Coordenador Geral do Campus Aparecida, Eduardo de Oliveira, visitou o prefeito de Hidrolândia, Paulo Sérgio de Rezende. Em pauta, a comitiva apresentou a intenção da Universidade formalizar um acordo de cooperação visando a utilização da Rede Municipal de Atenção à Saúde, com o objetivo de ampliar os espaços dos Estágios Curriculares Obrigatórios aos acadêmicos da Medicina e demais cursos da área da saúde.   Segundo o prefeito, toda ação que visa beneficiar a comunidade de Hidrolândia é vista com bons olhos e terá todo apoio de sua administração.     Fonte: Campus Aparecida    

  • 05 MAI, 2016
  • ASCOM
Ler mais
29ABR2016

Reitor participa de votação da nova Resolução da Educação Superior no estado

  O Reitor da Universidade de Rio Verde – UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira participa nesta sexta-feira, 29, de reunião do Conselho Estadual de Educação – CEE, onde exerce o cargo de conselheiro, para votação e aprovação da nova Resolução da Educação Superior do Sistema Educacional Goiano. A última resolução do CEE é de 2005, e quando aprovada, a nova, trará métodos diferenciados de avaliação dos cursos, credenciamento, recredenciamento, dentre outras normatizações, baseadas nas experiências das Instituições que respondem ao Conselho.

  • 29 ABR, 2016
  • ASCOM
Ler mais
27ABR2016

Reitor preside reunião ordinária do Consuni

  Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 27, a reunião ordinária do Conselho Universitário – Consuni, da Universidade de Rio Verde – UniRV. O Reitor e presidente do Consuni, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira leu a ata da última reunião para aprovação e apresentou a pauta do encontro, a proposta de alteração no Estatuto da Universidade acerca das Pró-Reitorias de Extensão e Assuntos Estudantis e Pesquisa e Pós-Graduação. O CONSUNI é o órgão superior da UniRV, de função consultiva, normativa, deliberativa e de planejamento da Universidade, com composição, competência e funcionamento definidos, regulados e disciplinados no Regimento Geral e no Estatuto da Instituição. É constituído pelo Reitor, que o preside, pela Vice-Reitora, Pró-Reitores e representantes dos Diretores, corpo docente, técnico-administrativo, corpo discente, representante da comunidade e procurador geral da Universidade.

  • 27 ABR, 2016
  • ASCOM
Ler mais
« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 [12] 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 próximo »